Submissão de Trabalhos

Novos e antigos desafios enfrentados nas regiões do país
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Para enviar seu trabalho basta seguir as recomendações abaixo:
Período de Submissão : 11/07/2017 a 14/08/2017

CATEGORIAS E TEMAS

Serão aceitos os trabalhos nas seguintes categorias: Artigo Original; Relato de caso; Relato de experiência.

Todos os trabalhos deverão se enquadrar nas seguintes áreas:

- Área Básica: Anatomia, Histologia, Fisiologia, Patologia, Embriologia, Genética, Farmacologia e demais temáticas da área básica.

- Clínica Médica: Cardiologia, Endocrinologia, Hematologia, Pneumologia, Nefrologia e demais áreas clínicas.

- Clínica Cirúrgica: Cirurgia Vascular, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Plástica, Urologia e demais áreas cirúrgicas.

- Saúde Coletiva: Políticas públicas de saúde; Redes de atenção à Saúde; Gestão do trabalho e da Educação em Saúde; Planejamento e Gestão em Saúde Pública e demais áreas da Saúde Coletiva.

INSCRIÇÃO

A inscrição do trabalho será feita somente pelo site do II COMUEL. Para submeter os trabalhos é necessário que o autor apresentador esteja inscrito no congresso. O autor que enviar o resumo será denominado autor correspondente e toda a comunicação referente ao trabalho será direcionada a este, que se responsabilizará em repassar as informações aos outros autores/coautores. É necessário login (e-mail) e senha de cadastro no Congresso para acessar o formulário de envio de trabalhos.

Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito.

Atenção: Serão aceitos até 02 trabalhos por autor inscrito. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores.

Instruções

1) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição.
2) Clique no item "enviar trabalho”.
3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
4) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Alterações não serão permitidas após envio dos resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científicos serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos co-autores;

5) Preencha o nome completo dos autores atenciosamente;
6) Preencha o campo dos resumos como na imagem abaixo:



7) Assim que o trabalho for recebido pela comissão organizadora (após pagamento do boleto), um e-mail será enviado para o autor responsável pela submissão.

INSTRUÇÃO PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS

Resumos poderão ser submetidos apenas em português.

Número máximo de 6 autores (incluindo orientador).

O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

O resumo deverá ser digitado em corpo único, não excedendo 2.500 caracteres com espaços, sendo dividido em:

- Artigo Original: INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODOS, RESULTADOS e DISCUSSÃO, CONCLUSÃO

- Relato de Caso: INTRODUÇÃO, OBJETIVO, RELATO DE CASO e CONCLUSÃO.

- Relato de experiência: INTRODUÇÃO, OBJETIVO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, RESULTADOS e CONCLUSÃO.

Deverão ser informadas até 3 palavras-chave;

Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas a revisão da literatura.

Gráficos, tabelas e figuras NÃO serão aceitos.

Após a aprovação do resumo, o autor receberá um e-mail de confirmação no endereço cadastrado no site do II COMUEL. Os dez melhores resumos serão selecionados para apresentação como temas livres orais durante o congresso, quando serão apreciados por uma Comissão Julgadora. As três melhores apresentações serão premiadas. Os demais trabalhos serão apresentados no formato de pôster, o qual será exposto durante o II COMUEL, com hora e local definidos.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

Pôster com dimensões 90 cm (horizontal) x 120 cm (vertical) e material de lona ou papel. Este deve apresentar na parte superior, em destaque, os seguintes itens: Símbolo do II COMUEL BAIXE AQUI, título e subtítulo (se houver) do trabalho (maiúsculas, fonte próximo 70), nome dos autores (fonte próxima a 40). Destacar em maiúsculo e negrito os elementos (conforme se aplica a categoria de trabalho enviada): INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODOS, RESULTADOS e DISCUSSÃO, CONCLUSÃO (fonte próxima a 40). Sugestão de no máximo 5 referências (tamanho de fonte próximo a 30).

Toda figura, tabela ou quadro devem ser indicados na sua parte superior com seu respectivo número indicativo em arábico e título. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, tabelas, quadros possíveis para ilustrar. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas.

No dia e horário marcados, um avaliador assistirá a apresentação de cada pôster exposto a fim de avaliá-lo. A apresentação deve durar no máximo 6 minutos e o tempo para dúvidas será de 4 minutos, sendo que o participante que exceder o tempo será penalizado na pontuação final.

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO ORAL

A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 10 minutos para exposição do trabalho e terá 5 minutos para discussão. Caso o autor principal (apresentador) não comparecer ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.

O apresentador deve preparar sua apresentação em slides (PowerPoint – formato: apresentação do Power Point 97-2003) e comparecer durante o dia anterior à bancada de inscrições (29/09 - sexta-feira) para salvar o arquivo no sistema. Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados via e-mail e previamente estipulados no programa científico do congresso.

Considerando que o tempo de apresentação não poderá se estender além do prazo, recomenda-se que os apresentadores e orientadores fiquem atentos ao número de slides (sugestão de 15 slides).

COMISSÃO AVALIADORA

A comissão avaliadora será composta por docentes da UEL pertencentes às áreas: básica, saúde coletiva, clínica médica e clínica cirúrgica.

Os resumos enviados serão analisados por um docente responsável conforme a área do conhecimento. O docente aprovará ou não o resumo. Uma vez aprovado, o participante receberá um e-mail de confirmação.

O formato de apresentação, oral ou pôster, será definido a partir da média aritmética das notas recebidas, destinando-se à apresentação oral pesquisas com maior média final. Os relatos de caso e de experiência serão apresentados exclusivamente sob a forma de pôster.

PREMIAÇÃO

Serão contemplados com o II Prêmio Científico Dr. Pedro Gordan as três melhores apresentações orais, recebendo certificação pelo mérito e inovação na pesquisa.

As premiações serão divulgadas em breve.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O pôster deverá ficar exposto durante horário definido no local onde ocorrerá o congresso, sendo desclassificado o participante que não cumprir essa regra.

Serão disponibilizados certificados de apresentação para cada trabalho (pôsteres e apresentações orais), contendo o nome de todos os autores.

Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados no formato de anais.

Coordenação Científica,
II COMUEL.
2017.